22 de janeiro de 2016

{Viagem à Terra Média #2} Impressões da 1ª Semana

Oi galera! Hoje eu e o Pedro, do De Cara nas Letras, viemos para mostrar o andamento do nosso projeto literário. Já  adianto que tivemos algumas surpresas.


Esse post não contém spoilers!

Pra quem não faz ideia do que estamos falando, na semana passada começamos um projeto literário. Iremos ler a trilogia O Senhor dos Anéis e comentar semanalmente com vocês, como um diário de leituras. 
Se perdeu o primeiro post, clique aqui e saiba mais. 

Impressões do Pedro (em negrito):

Olá, tudo bem?
Uma semana se passou e a leitura de A Sociedade do Anel fluiu bem mais do que eu imaginava. Consegui atingir a meta semanal já na segunda-feira e pude ficar um pouco livre para agilizar algumas leituras pendentes com folga, coisa que não esperava.
Comecei a ler no dia 14 com certo receito de não gostar tanto da leitura e claro, achar aquilo muito arrastado como tantos por aí falam. Acontece que o Tolkien tem fama de descrever até uma formiguinha carregando uma folha na cena em questão. Okay, não sejamos tão extremistas assim, ele até que é bem detalhista, mas considero isso um ponto bem positivo porque me dá uma amplidão do que está a se passar.

Minhas Impressões:

Bem, pessoal...
Diferente do Pedro, eu não fui tão disciplinado nessa primeira semana. No dia 14 (começo do projeto), eu estava finalizando uma leitura e preferi deixar parar iniciar os trabalhos dois dias depois, o que me atrasou bastante. Durante os primeiros dias, eu acabei priorizando outros livros e deixei para concluir a meta no fim da semana (o que quase não deu certo).
Acho que o primeiro ponto que preciso destacar, é a construção de mundo. Eu não estou acostumado a ler fantasias com frequência. E, como esperado, acabou sendo um choque embarcar nessa história tão diferente de tudo que já li. Como o Pedro disse, o Tolkien é famoso por ser bem descritivo, mas isso não me incomodou em nada até o momento. Nessa introdução da história, o cenário construído por ele foi essencial para mostrar ao leitor o ambiente que ele propõe. 


No inicio do livro, cerca de 20 páginas são dedicadas a uma longa apresentação e recapitulação dos fatos anteriores a essa história que está contida no livro O Hobbit, livro do qual eu ainda não li e que por sinal fiquei um pouco perdido com nomes e lugares, mas o Tolkien fez isso justamente para que pessoas que não o leram fossem introduzidas ao seu mundo. 


O prefácio esclarecedor do livro me agradou bastante. Percebemos a preocupação do autor em deixar claro que o momento histórico no qual os livros foram escritos (2ª Guerra Mundial), não influenciou em nada a história, mesmo os cenários de guerra.
O que me incomodou um pouco foi o resumo de O Hobbit que o autor decidiu fazer no prólogo, para apresentar aos leitores que não leram a obra, pontos importantes da trama. Como eu tinha lido a primeira aventura de Bilbo, eu percebi a infinidade de spoilers que esse prólogo contém! Então, a minha recomendação para os leitores é: se não leram O Hobbit, pulem o prólogo, pois é certo que este irá  atrapalhar a experiência de leitura de vocês.

Em seguida, O Senhor dos Anéis se inicia, com a apresentação de Bilbo Bolseiro já com 111 anos e seu sobrinho Frodo com 33, ambos com nos preparativos para a grande festa de aniversário. Estando muito velho, Bilbo decide (relutante) que está na hora de ir terminar de viver a vida e escrever seu livro longe do condado e claro passar o anel para seu sobrinho que não sabe muito sobre isso. No Segundo capitulo, Gandalf conta a história dos anéis do poder e alerta Frodo dos perigos que rondam o anel que ele possui e o uso do mesmo, que por sinal é um dos mais poderosos e que o ex-dono anda a procura. Então para não correr grandes perigos, Frodo precisa sair do Condado ao encontro do Sr. Merry, que irá ajudá-lo nessa nova aventura. Em suma e de forma bem resumida foi isso o que aconteceu até então.

Mais uma vez, o Tolkien inicia a história com uma grande festa, que, como já percebemos, é a paixão dos Hobbits.
Nesse começo do enredo, o autor focou em apresentar os personagens detalhadamente, com o objetivo (creio eu), de fazer com que os leitores se apeguem a alguns deles.
Até onde li, o narrador onipresente e onisciente cumpriu bem o trabalho de instigar o leitor a conhecer e entender mais sobre o mundo mágico que ele descreve.


O que esperamos dos próximos capítulos?

Tolkien está construindo tudo aos poucos e expandindo muito o seu universo, novos personagens aparecem ao longo dos capítulos (até elfos já apareceram) e isso tá sendo maravilhoso, mas o que realmente espero é pelos grandes seres mágicos, pelas batalhas e claro, quero chegar ao momento em que o anel revela seu poder (se é que isso acontece). Também tem um cavaleiro misterioso que anda a procura de Frodo, ainda não tenho uma boa imagem formada dele, mas já sei que não gosto.

Os primeiros capítulos deram o gostinho do que está por vir. Também espero os grandes cenários mágicos e as batalhas épicas, e acho que estamos sendo preparados para isso. Tenho grandes expectativas, e posso dizer que gostei muito do que li!

Enfim, é isso o que temos para falar até então. Continuamos empolgados com essa obra que já se mostra grandiosa!

Nas próximas semanas:

                           @decaranasletras
2° Semana (21 a 28 de Janeiro):
Até o capitulo XII – Página 209

3° Semana (28 a 4 de Fevereiro):

Até o capitulo IV Uma Jornada no Escuro – Página 312

4° semana (4 a 11 de Fevereiro):
Finalizar o primeiro livro







Até mais,

Plínio Mendes
Pedro Silva 

6 comentários:

  1. Oi Plínio,
    Vou te falar... que ideia genial! *-*
    Um excelente incentivo para ler Senhor dos Anéis, que é uma leitura bem complexa, né?
    Quero acompanhar sua luta na Terra Média, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Fico feliz em saber que você gostou; te espero aqui nas próximas semanas do projeto!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Achei a ideia do projeto muito boa. Como não sou conhecedor da trilogia "O Senhor dos Anéis", vou conferir o projeto sempre que puder.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sávio!
      Acho que conhecendo a história por aqui, você pode animar em ler os livros.
      Abç ;)

      Excluir
  3. Primeira vez aqui e já estou adorando. Sério que incrível a ideia desse projeto (terra média, amor define <3) Assim que eu puder (porque no momento só estou lendo calhamaços tipo IT e Tormenta de espadas) lerei esses livros com certeza. parabéns e sucesso no blog e no projeto
    Beijos
    Instante Efêmero

    ResponderExcluir
  4. Depois de muito tempo vim visitar o blog e achei o projeto muito interessante! Pena que não posso embarcar junto com vocês nessa jornada agora, mas um dia lerei essa famosa história. Tenho medo de achar muita descrição e de a história ser lenta, mas agora com o que li não estou tão receoso.
    Abraço e boa leitura!
    http://mognoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir