2 de março de 2015

{Resenha #19} A Captura de Cérbero - Agatha Christie: John Curran

Oi galera! No começo do ano eu comecei/lancei o desafio literário Vício em TBR. E o primeiro livro tirado do meu pote foi: A Captura de Cérbero - Agatha Christie, de John Curran. Hoje a gente vai conversar um pouco sobre ele.



Editora: LeYa
Nº de páginas: 95
Ano: 2009
Nota: 4/5


Nunca tinha lido nada da Agatha Christie, e o Crurran me apresentou uma autora espetacular!

Esse livro, que é a mistura de um conto, mais comentários sobre o conto, mais um pedaço da biografia da autora (o começo de sua carreira e sua trajetória no mundo literário) me deixou muito curioso para conhecer mais histórias da Agatha.

"E homens com um grande cérebro raramente eram grandes líderes ou grandes oradores. Possivelmente, por que eram espertos demais para se deixar levar por suas próprias ideias."

Em "A Captura de Cérbero", Agatha, presenteia os seus fãs, e apresenta a seus novos leitores uma história protagonizada pelo ilustre "detetive" Hercule Poirot.

"É uma estupidez ser modesto."

Os personagens são inspirados em fortes personalidades da 2ª Guerra. Em uma Europa dividida pelo fanatismo, o ditador nazista August Hertzlein usa seu carisma e sua oratória para influenciar o povo de seu país e empurrá-lo para o conflito armado,  pronto para levar sua nação para a batalha. Até que o assassinato que dá início à história, acontece, mudando o rumo da trama.
Em um cenário conturbado, Poirot investiga a morte de Hertzlein. Que foi supostamente assassinado durante um discurso, e o suspeito de sua morte foi linchado em praça pública.
Anos depois, em busca da verdade e de justiça, o pai do suposto assassino procura Poirot para ajudá-lo a desvendar esse mistério... que é mais complexo do que parece.

"Em tempos de desespero, é preciso aplicar meios desesperados!"

Com um enredo excelente, a autora nos envolve na trama, e nos surpreende com um desfecho inteligente.
Curto, mas incrível. É a definição para esse conto de Christie.

Na segunda parte do livro, John Curran, introduz o leitor no mundo de Agatha Christie.

"Porque nenhum outro autor de romances policiais escreveu tão bem, tanto ou por tanto tempo; ninguém conseguiu igualar sua combinação de legibilidade, trama, justiça e produtividade. E ninguém mais conseguirá."

Apresentando e expondo a sensacional carreira da autora, ele nos instiga, mostrando o processo criativo, e as "intimidades literárias" da mesma.
Esse livro é inicado para os fãs, e amantes das histórias de Agatha, e principalmente para os leitores que gostam de uma história intrigante.

Curti bastante, e já quero conhecer as outras obras da autora ;)

UPDATE: DESAFIO VÍCIO EM TBR

Então gente, como eu disse no início do post, está rolando um desafio aqui no blog. A cada 15 dias, pretendo vir aqui resenhar o livro lido, e apresentar a próxima obra (tirada da TBR).
Para entender melhor o desafio, clique aqui.

O segundo livro tirado da jarra foi:

O Perfume - Patrick Süskind

Em breve trarei mais informações sobre o desafio. Até mais ;)


Plínio Mendes