16 de setembro de 2015

{Telinhas & Telonas #1} Pássaro Branco na Nevasca

Oi galera! Hoje vou começar uma coluna nova que está sendo planejada faz tempo. E para dar início aos trabalhos, conheçam o novo drama estrelado por Shailene Woodley.



Gênero: Drama, Suspense
Diretor: Gregg Araki
Elenco: Shailene Woodley, Eva Green, Christopher Meloni, Shiloh Fernandez, Angela Bassett, Gabourey Sidibe
Ano: 2014
Duração: 
1h31min
Nota: 3/5

O longa foi produzido em 2013, teve estreia nos EUA no fim do ano passado, e chegou nos cinemas brasileiros em abril desse ano.


Pássaro Branco na Nevasca nos conta a história de Kat, uma adolescente de 17 anos que tem a vida transformada após o desaparecimento de sua mãe.
No início da trama, somos inseridos à relação desgastada e complicada estabelecida entre mãe e filha, logo, entendemos os motivos que levam Kat a reagir de forma tão fria e distante ao receber a notícia, e ao se portar perante os acontecimentos posteriores.


Acompanhamos então, como Kat e seu pai lidam com a nova realidade, e com a nova estrutura familiar. Ambos - mesmo após um certo tempo - continuam tentando entender o que realmente aconteceu. 
Abandono? Sequestro? Assassinato? 
O que levaria uma mãe a abandonar sua única filha adolescente?
Essa busca por respostas é claramente superficial para Kat. É nítido para o espectador que a jovem não reage da maneira esperada. Ela tenta seguir em frente, como se perder a mãe não representasse nada, além de um acontecimento cotidiano.

Em meio a terapias, Kat tenta entender melhor, o que para nós, é claro: uma ligação típica entre uma adolescente independente e desligada, e uma bela mulher cheia de responsabilidades, envelhecendo em puro arrependimento.
Assim, somos levados a interpretar os sentimentos de uma jovem em relação à mãe, que nos são trazidos numa linha tênue, através de sonhos, aparentemente desconexos.


O diretor e roteirista, Gregg Araki, investiu em um enredo convencional, e conseguiu mostrar de uma forma brilhante, essa fase tão conturbada e controversa, que é a adolescência.
Os personagens estão muito bem elaborados e o elenco conseguiu transmitir a simplicidade genial da história. Foi interessante ver o desempenho de Shailene nesse filme. Mais uma vez, a nova queridinha de Hollywood, mostrou o motivo de ter recebido esse título com apenas 23 anos. Incrível! Ela conseguiu construir uma personagem comum com problemas complexos que prendem o espectador, demonstrando coragem ao fazer cenas de nudez, e ao retratar o sexo sem tabus.


Eva Green, querida pelos fãs de 007, e do drama da HBO, Penny Dreadful, atuou de forma brilhante, mostrando que interpretar personagens desequilibradas é seu forte. O jovem talento, Shiloh Fernandez, também está no elenco, e me surpreende a cada filme. Sempre vou lembrar dele em A Morte do Demônio.

White Bird in a Blizzard (título original), tinha tudo para ser um filme '5 estrelas', mas pecou gravemente em seu final, completamente distante do restante da trama. O desfecho da história é tão nonsense, que me fez voltar algumas partes, pra ver se eu realmente tinha perdido alguma dica importante. Não perdi. O filme que não conseguiu prender os fatos e simplesmente jogou os acontecimentos no ar. Não convenceu!

Filme que foi definido por alguns críticos como "vazio", e aclamado por outros, mostra como pessoas comuns podem nos surpreender com loucuras em situações extremas.

Confiram o trailer:




De qualquer maneira, vale a pena conferir!

Plínio Mendes

6 comentários:

  1. Oi
    Eu não conhecia esse filme, a Shailene é uma boa atriz.
    Achei interessante o enredo desse filme, quem sabe futuramente eu assista
    e que pena que o final pecou e acabou estragando um pouco o filme para você.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei Plinio!
    Eu me agradei da sinopse desse filme, mas vi tantas críticas um tanto quanto negativas que acabei desistindo de baixar para ver. Gosto de drama, mas as críticas comentavam que o enredo não era muito bem construído e também falavam do final, que você também comentou. Fico com um pé atrás quando o desfecho não é razoável :(

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Que coluna legal!
    Já tinha ouvido falar do filme por causa da Shailene mas ainda não tinha parado pra pensar se é algo que quero ver ou não.
    Gostei da sua crítica.
    Apesar de alguns críticas como 'vazio" fiquei curiosa pra ver e ter minha opinião mas não é um filme prioridade.
    :D

    Adorei aqui <3

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia esse filme mais vou procurar para assistir, essa atriz é incrível e me ganhou no papel que fez em A Culpa é das Estrelas.

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Plínio, tudo bem??? Eu não conhecia o filme, mas gostei de conhecer =D Tem uma premissa legal e acho que vou curtir.... só fiquei com medo do final, hehehhe :P
    A única coisa que me irrita é essa cara de sofrimento da atriz. Sempre a mesma cara :( Isso me incomoda, confesso, mas no geral, acho ela uma ótima atriz =D beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláá,
    Eu ainda não conhecia este filme, ms me interessei muito já pela premissa, quero assistir a este filme com toda certeza!
    Abraçoos.

    Jovem Literário

    ResponderExcluir