21 de outubro de 2014

{Resenha #15} Todo Dia - David Levithan

Oi galera!
Como seria sua vida se você acordasse cada dia em um corpo diferente? Essa foi a proposta feita por David Levithan no seu romance "Todo Dia".

  

Editora: Galera Record
Nº de páginas: 279
Ano: 2013
Nota: 5/5

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Nesta história acompanhamos a vida de A, um personagem intrigante e sem um sexo definido. Todos os dias A acorda no corpo de uma pessoa diferente, sempre foi assim. Ele não sabe explicar o motivo, simplesmente acontece. Quando eu digo "ele" é  porque é dessa maneira que o livro (tradução) apresenta o personagem num primeiro momento. O que não significa nada.
A única certeza na vida de A, é que ele irá acordar no corpo de um adolescente. Garoto, garota, rico, pobre, rebelde, certinho, saudável ou doente; A precisa de adaptar. Ele não tem pais, amigos, nem uma vida que possa se apegar. Mas isso nunca o incomodou muito, até ele conhecer Rhiannon.
Tinha tudo para ser um dia normal, ele não queria interferir na vida do corpo em que habitava, mas foi inevitável. 

"Uma coisa é se apaixonar. Outra é sentir alguém se apaixonando por você, e sentir-se responsável por esse amor."


A sabe que o amor é um privilégio pra alguém como ele. Sabe que manter uma relação acordando cada dia em um corpo diferente, em uma cidade diferente, é impossível. Mas ele decide arriscar, decide colocar o que sente por Rihannon acima de todos os obstáculos.

"Mas você pode saber de algo durante anos sem que isso realmente o atinja."

Eu me surpreendi muito com esse livro. É um YA diferente, com mensagens reflexivas e muito para se ler nas entrelinhas.
Durante toda a leitura fiquei me perguntando como o autor terminaria a história. Porque convenhamos, criar e finalizar um enredo em que o protagonista vive quarenta dias em quarenta corpos diferentes não é pra qualquer um.
A primeira obra do Levithan que li foi Will & Will, e por mais que eu não tenha gostado do personagem criado por ele, a escrita me agradou muito. O mesmo aconteceu em Todo Dia, a leitura fluiu perfeitamente bem, e foi difícil largar o livro.

Tenho que alertar que este não é um livro divertido. É uma história triste, e por mais que seja fantasiosa, nos mostra a vida real de uma maneira diferente. A realidade nua e crua de diversos jovens.
Eu queria falar do final, e dizer como achei genial e muito triste a saída que o autor encontrou pra trama, mas...

Enfim, fica a dica de um livro que merece ser lido e relido. Espero que gostem! ;)

Plínio Mendes

10 comentários:

  1. Oi, Plínio!
    Tivemos opiniões bem parecidas! :D
    Eu não li "Will & Will" ainda, mas tenho-o aqui. Eu adoro a escrita do autor e a mensagem que ele costuma passar, nas entrelinhas, de cada livro seu.
    Eu também fiquei super aflito para saber como seria o desfecho desta história e achei o mesmo que você.
    Gostei de saber sua opinião. :)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Estou lendo Will & Will e é o primeiro contato que tenho com a escrita do David Levithan, posso dizer que já me conquistou.
    Esse é um dos motivos de Todo Dia já estar na minha lista de leituras, o outro é que o enredo parece ser maravilhoso.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Plinio...

    Ainda não li nada do David... e quero muito ler ainda esse ano! Tenho Will & Will mais quero começar por Todo dia. A cada resenha tenho mais vontade de ler e com a sua resenha não foi diferente.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas quem já leu, amou!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot. com

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro e gostei bastante, principalmente da premissa TÃO inusitada e original. Sou fã desse livro <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já li algumas resenhas sobre esse livro, todas elogiosas.
    Me interessei pelo livro sim, é diferente do que eu costumo ler e isso é muito bom!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Eu dei esse livro de presente para um amigo, mas não li ainda, ele até resenhou lá no blog :)
    Eu fiquei muito afim de ler, soube de como o autor foi muito sabio com o tema, enfim... Curti sua resenha e quero muito ler.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e alguns outros do David Levithan. Tenho Will & Will aqui em casa e confesso que o comprei mais pelo John Green, já que amo a escrita dele, mas ainda não. A história de Todo Dia me pareceu bastante original, o que despertou a minha curiosidade. Não vejo a hora de lê-lo! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Quando li Will & Will não gostei muito da escrita do David, agora publicaram outros livros dele aqui no Brasil e confesso que tenho vontade em ler todos. Ficou ótima sua resenha ;)
    Espero sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Também me surpreendi bastante com o livro, ele acabou de me deixando com uma sensação ótima após o termino e me obriguei a parar de tentar aprofundar ainda mais a história pra que eu continuasse gostando dela. Gostei também bastante da escrita do David Levithan, eu geralmente não curto primeira pessoa, mas esse livro me agradou bastante em vários aspectos. Que bom que também curtiu.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir