1 de abril de 2014

{Resenha #5} Extraordinário - R. J. Palacio

Oi galera! A resenha de hoje é sobre um livro que está fazendo muito sucesso no momento. Vamos entrar no universo do "Extraordinário".




Editora: Intrínseca 
Nº de Páginas: 318
Ano: 2012
Nota: 4/5

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.




Extraordinário nos apresenta a comovente realidade de Auggie, um garoto de 10 anos que tem uma grave deformidade facial, e que é submetido a cirurgias desde que nasceu. Além de passar grande parte de sua vida em mesas cirúrgicas, August tem que conviver com o constante preconceito da sociedade.

"Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que outros não ficam encarando crianças comuns aonde quer que elas vão."

A narrativa começa quando os pais de August decidem colocá-lo em uma escola particular e regular, com a intenção de que ele tenha uma formação escolar adequada pra um aluno do quinto ano. A ideia de frequentar uma escola deixa Auggie completamente assutado, mas, com o tempo ele percebe que precisa dessa experiência, e que talvez já esteja preparado para esse ambiente novo.

"QUANDO TIVER QUE ESCOLHER ENTRE ESTAR CERTO E SER GENTIL, ESCOLHA SER GENTIL."

No decorrer da história percebemos como os amigos e familiares do August se envolvem e, na maioria das vezes esquecem seus problemas para viverem os problemas do garoto.

"É engraçado com às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

Eu achei essencial a autora mostrar a visão de outros personagens além do protagonista sobre a sua condição na sociedade. É muito interessante saber como o familiar ou amigo se sente nessa situação, e como conseguem lidar com o problema.
Apesar de ter esperado mais desse livro, eu gostei bastante, e acho que ele transmite uma ótima lição ao leitor.
Recomendo!!

                                                                                                           Plínio Mendes

7 comentários:

  1. Esse livro está na minha wishlist desde o final do ano passado, mas ainda não consegui ler. Estou muito curiosa, a história parece ser ótima! Beijos :)

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Gabi, é uma ótima história!!
      Bjs

      Excluir
  2. Hey Plínio! Gostei da resenha!
    Estou querendo ler este livro desde o ano passado! Espero gostar tanto quanto você gostou. Ou mais! Kkk
    http://devoradores-delivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cam,
      Obrigado. Espero que você goste!!

      Excluir
  3. Gostei muito da sua resenha! Fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro!
    Parabéns pelo blog, gostei muito!
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Flávia!!
    É um livro incrível. Está recomendado!! Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro foi um dos favoritos de 2013, amei conviver um pouco no universo do Auggie
    Acabei de conhecer seu blog, seguindo ^-^
    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir